DIETA E RESTAURANTE SELF SERVICE: ESTA COMBINAÇÃO É POSSÍVEL?

DIETA E RESTAURANTE SELF SERVICE: ESTA COMBINAÇÃO É POSSÍVEL?

Um dos pontos mais difíceis quando estamos de dieta, é conciliar a alimentação saudável e uma rotina de almoço em restaurante self service. Quais as melhores escolhas? O que deve ser evitado e o que deve fazer parte do nosso prato? Tire todas as suas dúvidas agora, com a entrevista exclusiva que fizemos com a nutricionista Lilian Assis.
 
1 - Ao entrar em um restaurante self service, o que uma pessoa que quer emagrecer deve fazer ou evitar fazer?
 
Comece sempre pelas saladas e fique longe da bancada de frituras. Olhe todos os alimentos antes de começar a se servir, para não acabar pegando comida demais.
 
2 – Qual a melhor maneira de preparar o prato?

Metade do prato deve ser de saladas e legumes. Não opte por saladas que já tenham molho, tempere você mesmo com um pouco de azeite, vinagre ou limão e sal.

Escolha apenas um tipo de carboidrato (arroz, batata ou macarrão). A proteína também deve ser de preferência grelhada ou assada, sem molhos. Os molhos sempre levam creme de leite ou manteiga, que são muito calóricos.

3 – Em relação à quantidade? Como distribuir os alimentos?

A quantidade vai variar de pessoa para pessoa. Mas, de uma maneira geral, uma colher (própria para arroz) de arroz, uma concha pequena de feijão, um pedaço médio de carne, frango ou peixe e legumes e verduras crus ou simplesmente cozidos à vontade são suficientes para a maioria das pessoas que estão de dieta. Este prato tem em média 400kcal e não deve pesar mais de 450g.

4 – Em relação às saladas, muitos restaurantes não oferecem variedades em folhas. Dentre as mais comuns, quais as melhores e por quê?
 
As folhas verde-escuras são mais ricas em nutrientes. Exemplo: couve, rúcula, agrião. A alface em suas variadas formas: lisa, crespa, americana ou roxa são as mais oferecidas e ajudam a encher o prato e dar saciedade sem aumentar as calorias.

5 - Existe alguma restrição na quantidade de dias em que se come carne vermelha? Qual a melhor forma de alternar entre os diferentes tipos de carne?
 
O ideal é ir alternando carne de boi, peixe, frango e, se possível, a soja. Assim, podemos ter o melhor de cada proteína sem ter excessos.

6 - Em relação às sobremesas. Elas estão liberadas? Quais as melhores escolhas? 

Para quem quer perder peso, o ideal é não comer sobremesa. Se não agüentar e precisar de um sabor doce, escolha sempre frutas frescas. 

7 – Quanto às combinações. A escolha da carne pode influenciar no tipo de sobremesa?

Para quem comeu carne vermelha, o abacaxi é a melhor opção.  Ele ajuda na digestão de proteínas, minimizando o tempo que a carne fica no estômago.  

8 - Para quem vai trabalhar logo depois, existe algum alimento que deve ser evitado?
 
Alimentos gordurosos e carne vermelha demoram mais para serem digeridos e com isso podem causar aquela sensação de sono após o almoço. Prefira carne branca e alimentos assados ou grelhados.
 
9 - Quais os maiores vilões quando levamos em conta tanto a saúde, quanto a dieta?
 
As frituras, as opções à milanesa e molhos. Além da bancada de doces.

10 - Pode repetir ou um prato já é o suficiente?
 
Repetir nunca! Um fator a que deve ser levado em consideração é o tamanho dos pratos disponibilizados por este tipo de restaurante.  Eles estão cada vez maiores para que os clientes coloquem mais comida.

(43) 3321-1277
contato@restauranteitalianinho.com.br
Av Paraná, 67 A - Centro, CEP: 86020-360,
Londrina - Paraná